CTP - Confederação do Turismo de Portugal é o organismo de cúpula do associativismo empresarial do Turismo, tendo adquirido personalidade jurídica em 1995, aglutinando a totalidade das associações empresariais da actividade turística.

A CTP tem como Missão:

i. Assegurar a coesão e unidade interna dos agentes económicos do Turismo e pugnar pelo desenvolvimento da actividade económica do Turismo;

ii. Assegurar o controlo estratégico da Confederação pelas Associações Empresariais nela filiadas;

iii. Contribuir para a definição da política de Turismo; 

iv. Reservar a sua intervenção para o tratamento de matérias globais e intersectoriais, actuando sempre com uma postura supletiva das iniciativas dos seus associados;

v. Contribuir para o melhor conhecimento científico do Turismo como forma de preparação e implementação das medidas de política; 

vi. Desenvolver uma organização flexível, credível, eficiente e com capacidade de intervenção. Constituem ainda seus objectivos a promoção de estudos e debates de temas que interessem ao sector económico do Turismo, e bem assim o diagnóstico e o acompanhamento dos problemas que o atingem, com a intenção de contribuir para a definição de uma estratégia comum que estabeleça as prioridades e proponha as medidas adequadas à sua prossecução.

A CTP - Confederação do Turismo de Portugal tem âmbito nacional e abrange as federações, uniões e associações do sector empresarial do Turismo, podendo ainda nela filiar-se as empresas que, atentas à diversidade e heterogeneidade da sua actividade, não sejam directamente enquadráveis em qualquer associação do sector.
A CTP - Confederação do Turismo de Portugal tem assento, como Parceiro Social, na Comissão Permanente da Concertação Social desde Maio de 2003. 
 
São suas atribuições, entre outras:

i. A promoção da harmonização dos interesses dos seus associados para o exercício de direitos e obrigações comuns;
ii. A representação dos interesses comuns dos seus associados junto de todas as entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais;

iii. A cooperação com estas entidades com vista à realização de iniciativas de interesse mútuo;

iv. A promoção e elaboração de diagnósticos, pareceres e estudos que interessem e contribuam para o desenvolvimento, modernização e aumento da competitividade do Turismo e, ainda, a contribuição para a formação de políticas e medidas favoráveis ao desenvolvimento da actividade turística, em particular, e da economia nacional, em geral.

A CTP - Confederação do Turismo de Portugal tem como Órgãos Sociais, a Assembleia Geral, o Conselho Directivo, o Conselho Fiscal, tendo ainda como Órgãos Consultivos, as Comissões Especializadas, permanentes ou temporárias, destin adas a analisar, estudar e acompanhar problemas sectoriais, regionais ou de âmbito geral. A Confederação integra ainda uma Comissão Executiva, de cariz operacional, constituída por membros designados pelo Conselho Directivo.