CTP congratula-se com entendimento que põe fim à greve dos trabalhadores da Groundforce

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera “uma excelente notícia” a desconvocação da greve dos trabalhadores da Groundforce que estava agendada para os dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, evitando a repetição dos constrangimentos que ocorreram nos dias 17 e 18 de julho.

Neste processo, a CTP enaltece o empenho do Governo e das estruturas sindicais para encontrarem uma solução que vai ao encontro da garantia dos direitos dos trabalhadores.

«A desconvocação da greve é uma excelente notícia para os trabalhadores da Groundforce e para os passageiros que tinham os seus voos marcados. É também da maior importância para o Turismo e para a economia nacional. É evidente que peca por tardia, uma vez que desde o pré-aviso de greve até ao momento em que foi desconvocada, registaram-se milhares de cancelamentos que poderiam ter sido evitados se tivesse existido maior celeridade no diálogo», considera Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal.

A CTP recorda que a greve realizada nos dias 17 e 18 de julho prejudicou milhares de pessoas com os cancelamentos e atrasos dos voos e teve também um impacto negativo na imagem de Portugal no exterior.

«O Turismo tem sido uma das atividades económicas mais prejudicadas pela pandemia e os empresários têm feito um esforço enorme no sentido de manter os postos de trabalho, pelo que qualquer ação que afete o Turismo será mais um entrave na recuperação do setor. Nestes processos devem privilegiar-se todas as vias de diálogo antes de se avançarem com ações no terreno», alerta o presidente da CTP.

23 Julho 2021