POSIÇÃO DA CTP SOBRE CRIAÇÃO DO VISTO PARA PROCURA DE TRABALHO E ELIMINAÇÃO DO REGIME DE QUOTAS PARA A IMIGRAÇÃO

A Confederação do Turismo de Portugal congratula-se com a medida anunciada hoje pelo Governo de criação do visto para a procura de trabalho, que permite aos estrangeiros entrarem e permanecerem no nosso país durante seis meses, e a eliminação do regime de quotas para a imigração. 

Para que esta medida seja efetiva é necessário que as estruturas da administração pública que terão responsabilidades nesta matéria estejam devidamente desburocratizadas e que sejam céleres na tomada de decisão, por forma a evitarem-se os problemas que existiram, por exemplo, com a emissão excecional de vistos aos cidadãos ucranianos oriundos do conflito armado. De nada valerá a medida se a máquina do Estado não corresponder em conformidade e em tempo.

Ainda que não sendo uma medida estrutural, por ser delimitada em seis meses, esta era uma medida que a CTP há muito pedia, já que é uma das soluções imediatas para facilitar as empresas do Turismo na contratação de profissionais estrangeiros num momento em que se assiste a um grave problema de escassez de mão de obra na atividade turística, quando estamos à porta do Verão e da época alta do Turismo.

17 Junho 2022