U.E. publicou o novo Manual de Incentivo às Práticas de Turismo Sustentável

U.E. publicou o novo Manual de Incentivo às Práticas de Turismo Sustentável

A ETC (Comissão Europeia para as Viagens e Turismo), que engloba 33 organizações nacionais de Turismo na Europa, publicou o novo Manual de Incentivo às Práticas de Turismo Sustentável - um guia que explica como as organizações de Turismo nacionais e locais podem encorajar os intervenientes do sector do Turismo, a todos os níveis, a incorporarem práticas de Turismo sustentável nas suas actividades diárias.

Com um enfoque renovado na adopção de práticas que reduzam os impactos negativos do Turismo em resultado da COVID-19, o manual contém estudos de casos valiosos de entidades e destinos mundiais que criaram, com sucesso, práticas de Turismo mais viáveis do ponto de vista económico, social e ambiental ao longo dos últimos anos. Os vinte estudos de caso incluídos no manual, destacam as formas como os destinos europeus e outros destinos mundiais estão a incorporar abordagens sustentáveis no sector de viagens e Turismo, juntamente com as principais tomadas de posição das Organizações Nacionais de Turismo (NTO) e das Organizações de Gestão de Destinos (DMO).

Pôr em prática os princípios

A ETC acredita que as organizações de Turismo nacionais e locais da Europa têm um papel importante, reunindo todos os intervenientes para desenvolver uma visão partilhada para a implementação de um Turismo sustentável. Esta visão encoraja-as a trabalhar com parceiros comerciais e académicos, bem como com associações do sector público e da indústria para gerar conhecimentos valiosos e identificar formas de ajudar os visitantes da Europa a fazer escolhas mais amigas do ambiente e da comunidade antes e durante as suas viagens.

O manual também reconhece que as organizações de viagens e Turismo, em particular as pequenas e médias empresas (PME), que querem tomar medidas, têm frequentemente dificuldade em navegar na complexa gama de esquemas de acreditação, sistemas de monitorização, mecanismos de financiamento, campanhas e mesmo equipamento que existem no "espaço" da sustentabilidade.

Comentando a publicação, Luís Araújo, Presidente do ETC e do Turismo de Portugal, afirmou: "Os destinos têm um papel crucial a desempenhar no reforço da posição da Europa e na condução da transformação para um mundo pós-pandémico. Para tal, a ETC espera que este manual fomente a partilha de conhecimentos e actue como um veículo para que as NTO e DMO tornem os seus destinos mais sustentáveis e resilientes a longo prazo. Este manual fornecerá uma plataforma para a partilha de estudos de casos e acções baseadas em provas que poderão ser potencialmente implementadas pelos destinos, para encorajar tanto o lado da oferta como o lado da procura turística a agir de forma responsável. Acreditamos que este manual irá apoiar os destinos europeus nos seus esforços para construir um sector turístico mais respeitador do ambiente e que beneficiará igualmente as economias e comunidades locais nos próximos anos".

COVID-19 força as empresas e o público a pensar de forma diferente

Os argumentos a favor da adopção de práticas que reduzam os impactos negativos do Turismo foram sempre fortes. No entanto, a pandemia proporcionou um catalisador para grandes mudanças, com um número substancial de tendências da oferta e da procura, mostrando que a sustentabilidade é um importante motor das decisões de compra dos viajantes e um elemento determinante da competitividade entre as empresas de Turismo da Europa. A pandemia forçou os envolvidos no sector do Turismo a tentar capitalizar estas tendências e a incorporar princípios sustentáveis em destinos de todas as dimensões.

17 Setembro 2021