As consequências do Semáforo na confiança dos viajantes do Reino Unido

As consequências do Semáforo na confiança dos viajantes do Reino Unido

A natureza rápida da mudança de Portugal de "verde" para "âmbar/amarelo" provocará consequências a prazo na confiança dos viajantes do Reino Unido, precisamente quando se começava a notar um aumento da procura por parte de empresas e consumidores, afirma a GlobalData, empresa líder mundial na análise e obtenção de dados, em relatório publicado, hoje 18 de Junho.

O facto de Portugal ter sido colocado inicialmente na lista verde do Reino Unido assinalou um início promissor de recuperação para as companhias aéreas britânicas e a abertura das férias de sol e praia para os viajantes britânicos. Mais de metade (53%) dos consumidores do Reino Unido vão normalmente de férias em busca de sol e praia de acordo com a GlobalData, sendo Portugal um destino popular para esta tipologia de consumidor turístico. Em termos turísticos, o Reino Unido foi um dos maiores mercados de origem para Portugal em 2019, enfatizando a sua popularidade junto dos viajantes britânicos.

Ralph Hollister, Analista de Viagens e Turismo da GlobalData, comentou a propósito desta análise: "o arranque rápido registado num mês deixou as companhias aéreas, e os viajantes, de repente frustrados ao verem Portugal mudar rapidamente do verde para “âmbar/amarelo”. As empresas de viagens e turismo foram apanhadas de surpresa porque foram avisadas da mudança num curto espaço de tempo, e o impacto teve como resultado muitos clientes insatisfeitos, porque não conseguiram receber os reembolsos das reservas efectuadas. Mais importante ainda, este facto irá abalar ainda mais a confiança dos viajantes do Reino Unido, o que terá impacto nas reservas a curto e a médio prazo".

A natureza rápida da mudança levará muitos viajantes a pensar que estaremos de volta ao cenário registado em 2020, onde as revisões constantes das restrições de viagem deixaram muitos a lutar até hoje pelos reembolsos, criando enormes danos na confiança dos viajantes do Reino Unido. A recente introdução de países na lista verde trouxe alguma sensação de segurança a muitos viajantes, que até poderiam ter sido prejudicados nos cancelamentos ocorridos no ano passado, dando-lhes confiança para avançar na reserva de férias. No entanto, a segurança de um país da lista verde terá agora pouco significado para muitos viajantes do Reino Unido, tendo agora aprendido que o estatuto da lista verde de um destino pode ser revogado a qualquer momento e com pouco tempo de antecedência.

De acordo com a GlobalData, 38% dos consumidores do Reino Unido concordam "um pouco" ou "completamente" que o seu orçamento global foi reduzido no último ano, e 86% ainda estão "bastante" ou "extremamente" preocupados com a actual pandemia.

Hollister acrescenta: "As preocupações em torno das finanças pessoais e da pandemia, combinadas com a rápida passagem dos países da lista verde para a âmbar/amarela, irão sem dúvida prejudicar ainda mais a confiança dos viajantes do Reino Unido. Isto irá alargar em termos temporais o processo de recuperação de todas as empresas envolvidas no turismo emissor do Reino Unido".

18 Junho 2021