Atitudes e Expectativas dos Consumidores de Viagens e a recuperação do Turismo

Atitudes e Expectativas dos Consumidores de Viagens e a recuperação do Turismo

O sector do turismo europeu continua a recuperar da pandemia COVID-19. A Europa desfrutou de uma forte recuperação nas viagens durante os meses de Verão de 2022, uma vez que as pessoas queriam compensar as experiências perdidas com a pandemia. Contudo, o sector enfrentou outros grandes desafios este ano, tais como a escassez de pessoal, o aumento do custo de vida e uma crise energética provocada pela guerra Rússia-Ucrânia.

Como os destinos turísticos têm como objectivo assegurar um caminho sustentável para a recuperação, a aquisição de conhecimentos sobre o comportamento e as experiências dos consumidores durante o Verão de 2022 e as suas expectativas futuras permitirão conceber produtos e serviços turísticos mais relevantes e direccionados para as necessidades dos consumidores. Com este objectivo, a Comissão Europeia das Viagens (ETC) publicou o estudo de mercado intitulado "Atitudes e Expectativas dos Consumidores de Viagens, Orientação para a recuperação do Turismo"

Este relatório constitui a segunda parte de uma pesquisa baseada em duas fases. Enquanto a primeira fase analisava o comportamento dos consumidores em termos de viagens antes do Verão de 2022, este segundo relatório explora as experiências pós-Verão e as expectativas dos turistas a curto e longo prazo. O estudo baseia-se em entrevistas aprofundadas com consumidores dos mercados europeus (França, Alemanha, Itália, Holanda e Reino Unido) e dos mercados de longo curso (Austrália e Estados Unidos), bem como em entrevistas com especialistas do sector das viagens e turismo.

A escassez de pessoal teve um impacto menor na satisfação durante as férias de Verão.

De todos os entrevistados, 94% mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com as suas férias europeias no Verão de 2022. Embora 54% dos inquiridos tenham sido afectados pela escassez de mão-de-obra, apenas alguns deles sentem que a sua confiança nos operadores turísticos foi afectada, enquanto a maioria exprime compreensão pelos problemas enfrentados no sector do turismo pós-COVID-19.

As percepções da Europa como um destino turístico são positivas

A grande maioria dos entrevistados (91%) tem uma percepção positiva da Europa como destino turístico. Os viajantes apreciam a diversidade cultural da região, as atracções turísticas e a proximidade geográfica dos destinos. Contudo, os entrevistados expressam preocupações relacionadas com a guerra na Ucrânia, com quase 2 em 5 a mencionar que evitarão visitar países vizinhos da zona de conflito. Apenas 7% afirmam que irão abster-se em geral de viajar para a Europa de Leste.

Os turistas não esqueceram completamente a COVID-19

A maioria dos viajantes internacionais não se preocupou em apanhar a COVID-19 durante as suas férias de Verão. Contudo, a COVID-19 ainda é mencionada como uma preocupação por 22% dos inquiridos durante a fase de planeamento das suas viagens. Os entrevistados gostariam que alguns hábitos pandémicos permanecessem no futuro, tais como uma maior higiene e distanciamento social. As ofertas de protecção ao consumidor através de cancelamentos de última hora, reembolsos, ou flexibilidade para alterações de voos, também continuam a ser relevantes para os viajantes.

Os viajantes desejam cada vez mais uma boa relação qualidade/preço

Aproximadamente 3 em cada 4 entrevistados prevêem que a inflação tenha impacto nas suas viagens futuras. Estima-se que os consumidores façam uma pesquisa exaustiva antes de reservarem as suas próximas férias, reduzam a duração da viagem, viajem durante a época baixa, e definam as suas prioridades de viagem de forma mais sensata. Além disso, no destino, os viajantes também poderão diminuir os seus gastos, por exemplo, comer fora.

Rumo a uma viagem amiga do ambiente

Os peritos enfatizam a abordagem das alterações climáticas como um desafio chave para o sector do turismo. Não é uma questão que possa ser resolvida de um dia para o outro, no entanto, algumas das muitas maneiras que pode ser influenciada é através da melhoria da conectividade dos transportes terrestres e dos programas de compensação de emissões de carbono. Uma abertura a iniciativas mais ecológicas é também notória entre os entrevistados, sugerindo um desejo dos consumidores por opções de viagem mais ecológicas.

Com base nestas conclusões, o relatório fornece um conjunto de recomendações para destinos europeus, permitindo-lhes planear e tomar decisões estratégicas para melhorar as experiências turísticas e assegurar respostas adequadas às alterações na procura turística.

 

Estudo completo (2ª parte) em: https://etc-corporate.org/reports/exploring-consumer-travel-attitudes-and-expectations-to-drive-tourism-recovery-2/

 

Fonte: European Travel Commission (ETC) Exploring Consumer Travel Attitudes and Expectations to Drive Tourism Recovery".December 27, 2022

28 Dezembro 2022