ChatGPT e IA generativa inauguram uma nova era de automatização

ChatGPT e IA generativa inauguram uma nova era de automatização

O novo tipo de IA generativa, ChatGPT, está a revolucionar as viagens e o mundo. Além disso, o Large Language Model (LLM) da Google, o PaLM2, desenvolvido pela Bard, e o LLaMA do Facebook também estão a mudar a experiência do cliente e a gestão das opções de viagem de muitas maneiras.

No sector das viagens altamente digitalizado, em que 66% de todas as reservas passarão a ser feitas online em 2023 e 35% de todas as vendas online serão feitas através de dispositivos móveis, as repercussões causadas pela IA generativa já estão em curso.

Equilíbrio entre privacidade e personalização
Até agora, os consumidores estão relativamente à vontade com as novas tecnologias, como a assistente de voz, que fornece informações personalizadas sobre os produtos. No entanto, a grande questão é saber como aceitarão a IA generativa, que depende cada vez mais da partilha dos dados privados para uma verdadeira personalização.

Já existe alguma resistência: 45,1% dos consumidores estão preocupados com a quantidade de dados que as empresas terão sobre eles em 2023, enquanto apenas 23,1% sentem que têm controle sobre os seus dados e 21,8% não partilhavam qualquer informação pessoal.

A IA generativa está a tornar-se popular
Foi lançado em Novembro de 2022 pela OpenAI com o apoio da Microsoft, o ChatGPT4 atingiu uma velocidade recorde de adesões, alcançando 100 milhões de utilizadores em dois meses. Tornou-se viral graças à sua capacidade de criar conteúdo em forma de texto ou visual, responder a perguntas e fornecer recomendações de forma natural.

Segundo o próprio ChatGPT, "o ChatGPT é um modelo de linguagem avançado que pode realizar uma vasta gama de tarefas relacionadas com a geração e o processamento da linguagem natural".

Isto está a conduzir a uma nova fase acelerada de automação, em que várias funções, como áreas operacionais, comunicações, marketing, promoção, vendas, codificação e até sustentabilidade, estão em transformação.

A IA já é uma realidade no sector das viagens.
Um avanço no planeamento personalizado de viagens
Em abril de 2023, a Expedia anunciou a sua colaboração com a OpenAI para oferecer planeamento de viagens na aplicação utilizando o ChatGPT para iOS, bem como fornecer um plug-in para os utilizadores do ChatGPT Plus. A experiência ChatGPT da Expedia oferece recomendações personalizadas e facilita as reservas, actuando como um assistente de viagem virtual que fornece resultados relevantes sobre hotéis, voos e actividades no destino.

A Kayak e a OpenTable, propriedade da Booking Holdings, também anunciaram plugins (*)  ChatGPT. Outras plataformas de viagens, como TripAdvisor, GetYourGuide e Klook, seguiram o exemplo. A Trip.com integrou o ChatGPT com o TripGen, o seu chatbot (**) com IA que foi lançado recentemente e que fornece assistência em tempo real, planeamento de itinerários e conselhos antes da reserva da viagem. Os hotéis e as companhias aéreas também estão a recorrer à IA generativa para prestar serviços ao cliente e automatizar tarefas quotidianas.

A integração do ChatGPT estender-se-á cada vez mais a todas as fases do percurso do cliente. A IA generativa está apenas a começar a sua jornada, oferecendo aos consumidores um "Assistente" na ponta dos dedos, como afirma a Airbnb.

(*) plugins  (são aplicações de software que melhoram a funcionalidade de um programa ou plataforma existente)

(**) Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador

Fonte: Smartravel News, Revolutionising travel: ChatGPT and Generative AI usher in a new era of automation, July 2023

25 Julho 2023