ChatGPT vai conquistar o mundo do turismo

ChatGPT vai conquistar o mundo do turismo

Em cinco anos, veremos um boom no uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, pelos viajantes para planear os seus itinerários, de acordo com o estudo realizado pela Euromonitor International "travel survey". A sua acessibilidade e disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo possível aceder em qualquer lugar do mundo, simplesmente através de uma conexão à Internet e de qualquer dispositivo, estão por detrás deste aumento massivo do seu uso, como destacou a especialista chefe de Pesquisa de Viagens e Turismo, Caroline Bremner .

O sector de turismo já está a adaptar-se. A Expedia anunciou em Abril passado a sua colaboração com a OpenAI, publicitado nas notícias de turismo. Desta forma, são oferecidas recomendações personalizadas, como um assistente virtual, fornecendo resultados relevantes em pesquisas de hotéis e sugestões do que fazer no destino.

Kayak e OpenTable, ambas integrantes da Booking Holding, assim como a TripAdvisor, GetYourGuide e Klook, também apostaram, ao criar novidades com o ChatGPT. O Trip.com  integrou no TripGen, o seu chatbot de IA recém-lançado, que oferece funcionalidades de planeamento e assistência ao itinerário em tempo real, além de conselhos sobre reservas antes da viagem.

Mais integrações inevitavelmente se seguirão, de modo a que as fases de planeamento e reserva da viagem sejam perfeitamente intercaladas, dependendo do acesso em tempo real à funcionalidade de reserva. A IA generativa, conforme aponta o Euromonitor, “está apenas no início da sua actividade, oferecendo aos consumidores o que o Airbnb chama de “o melhor recepcionista” ”.

O acesso de IA a dados em tempo real pode mudar as regras do jogo no turismo

Bremner alertou que “o caminho para a adoção da IA não funcionará totalmente bem porque há grandes preocupações com a privacidade do consumidor. De facto, em países como a Itália, foi banido temporariamente o ChatGPT. Também há preocupações de que grandes modelos de linguagem dependam de conhecimento desactualizado da internet, com o ChatGPT: atrasado dois anos sem acesso a eventos atuais ou informações em tempo real, embora tenha sido actualizado graças a uma nova ligação disponível no Microsoft Bing ” (existe um ícone próprio no Bing, e a Microsoft planeia integrar uma IA generativa no seu software Microsoft 365 Copilot, pelo que o seu uso na vida diária, e no trabalho dos consumidores, irá tornar-se mais frequente”,).

Na sua opinião, “os riscos de aumentar a desinformação, o preconceito e a desigualdade são muito reais. A segurança e a protecção do consumidor devem estar acima de tudo. Não é por acaso que líderes tecnológicos como Elon Musk exigiram recentemente uma pausa no desenvolvimento da IA, para evitar riscos à humanidade. Inclusive a possível extinção da superinteligência, afirmando que esta corrida estava fora de controlo e que era preciso tempo para permitir que os governos desenvolvam políticas e regras de utilização."

Nesse sentido, a especialista lembrou ainda que “os agentes de viagens enfrentaram uma grande disrupção devido ao acréscimo das reservas online, há três décadas, que provocou o encerramento de um grande número de pontos de venda e a perda de postos de trabalho. Agora, o sector está pronto para mais disrupções, pois a IA generativa acelera a autonomia de tarefas em todas as etapas da viagem do cliente – antes, durante e depois”.

Como sempre, concluiu a especialista Caroline Bremner, “as empresas de turismo enfrentarão desafios complicados perante esta nova fase da transformação digital, com uma abordagem test-and-learn. No entanto, apenas aqueles que mantêm o factor humano nas viagens e acomodações irão prosperar.”

 

Fonte: Euromonitor International "Use of AI tools such as ChatGPT to plan travel set to boom"

18 Julho 2023