Como evitar a perda da reputação em matéria de sustentabilidade

Como evitar a perda da reputação em matéria de sustentabilidade

Cada vez mais clientes pedem às empresas de turismo que se juntem aos movimentos em prol do ambiente. Muitas já têm políticas ou produtos sustentáveis, mas será que são reais? Existe um risco para a sua reputação ao ajudar o ambiente?

Como o sector do turismo contribui com 8% a 11% das emissões globais de gases com efeito de estufa (WTTC, 2022), as empresas de turismo têm um papel importante na adopção de práticas mais ecológicas. Se as empresas fizerem afirmações falsas ou enganosas sobre a sua sustentabilidade para melhorar a sua imagem sem atuar, isto é conhecido como "greenwashing". Como resultado, as empresas podem enfrentar consequências se não corresponderem às expectativas.

Seguem-se algumas estratégias que as empresas de turismo podem implementar para evitar perder a sua reputação de sustentabilidade:

Transparência e comunicação clara

As empresas devem ser transparentes quanto às suas práticas sustentáveis e comunicar de forma clara e honesta sobre as suas iniciativas e realizações. Isto significa fornecer informações detalhadas sobre as suas medidas para minimizar o seu impacto ambiental, promover o bem-estar social e contribuir para o desenvolvimento local.

Estabelecer objectivos e compromissos verificáveis

As empresas podem estabelecer objectivos e compromissos concretos de sustentabilidade, como a redução das emissões de carbono, a minimização do consumo de água, o apoio às comunidades locais, entre outros. Naturalmente, para serem credíveis, estes objectivos devem ser mensuráveis e verificáveis para demonstrar um progresso real, e devem ser comunicados regularmente.

Certificações e Normas Reconhecidas

A obtenção de certificações e o cumprimento de normas de sustentabilidade reconhecidas podem ajudar a apoiar as afirmações da empresa e dar confiança aos consumidores e partes interessadas.

Envolvimento e formação dos colaboradores

O envolvimento dos colaboradores na implementação de práticas sustentáveis e a formação em tópicos relacionados pode fazer com que os colaboradores se tornem representantes da empresa e contribuam activamente para as iniciativas internas.

Trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais, organizações ambientais, fornecedores e outras partes interessadas relevantes pode reforçar a abordagem sustentável de uma empresa e criar alianças estratégicas. Isto pode incluir a participação em projectos comunitários, programas de conservação ou iniciativas de turismo responsável.

Em suma, as empresas de turismo podem evitar riscos de reputação e construir uma sólida reputação como actores responsáveis e empenhados na sustentabilidade.

 

Fonte: WTTC and Tourism Review Media, June 2023

28 Junho 2023