Europa precisa de 1,2 milhões de trabalhadores no turismo

Europa precisa de 1,2 milhões de trabalhadores no turismo

De acordo com uma análise recentemente liderada pelo Conselho Mundial para as Viagens e Turismo (WTTC) e pela Comissão Europeia de Viagens (ETC), a recuperação do sector das viagens e turismo poderia ser colocada seriamente em risco, se quase 1,2 milhões de trabalhadores do turismo ficassem por contratar em toda a UE.

Acção de emergência

Esta exigente escassez de mão-de-obra de Verão, contemplada no último relatório do WTTC, implica uma intervenção de emergência. Em 2020, quando a pandemia atingiu o seu auge, o sector das viagens e turismo na UE sofreu a perda de quase 1,7 milhões de postos de trabalho.

Em 2021, quando os governos começaram a aliviar as restrições às viagens e a confiança dos viajantes melhorou, a contribuição directa do sector para a economia da UE aumentou em 30,4%, recuperando 571.000 postos de trabalho.

A Recuperação

De acordo com as previsões do WTTC, a recuperação do turismo continuará a acelerar este ano e quase atingirá os níveis pré-pandémicos com um aumento esperado de 32,9% na sua contribuição directa para a economia da UE.

Julia Simpson, Presidente e Directora Executiva do WTTC, afirmou: "A Europa mostrou uma das recuperações mais fortes em 2021, mais cedo do que a média mundial. No entanto, a actual escassez de mão-de-obra pode atrasar esta tendência e colocar mais pressão sobre um sector, já de si, em dificuldades. Os governos e o sector privado devem unir-se a fim de oferecer as melhores ofertas às pessoas, que procuram oportunidades de carreira, que o sector das viagens e turismo pode oferecer".

A escassez de mão-de-obra no sector do turismo

De acordo com o estudo, estima-se que um grande número de vagas permaneça em aberto durante o movimentado período de Verão e que as agências de viagens sejam as mais afectadas, com uma escassez de 30% de trabalhadores (quase uma em cada três vagas em aberto).

Entretanto, espera-se que os segmentos dos transportes aéreos e da hotelaria sofram a falta de uma em cada cinco vagas em aberto, o que equivale respectivamente a 21% e 22% de carência de pessoal.

As Medidas do Sector

O WTTC e a ETC identificaram algumas medidas que os governos e o sector privado podem implementar para resolver este problema urgente e importante: facilitar a mobilidade laboral dentro dos países; permitir o trabalho flexível e remoto (quando possível), dar destaque às oportunidades de progressão na carreira ou melhorar e requalificar os talentos, oferecendo-lhes uma capacitação completa.

25 Julho 2022