Inquérito revela que os viajantes alemães procuram mais informações sobre o impacto ambiental das viagens

Inquérito revela que os viajantes alemães procuram mais informações sobre o impacto ambiental das viagens

Um inquérito recente conduzido pela iniciativa de sustentabilidade de viagens Futouris e pelo instituto de pesquisa de mercado NIT destacou a crescente procura entre os consumidores alemães por melhores informações sobre o impacto ambiental das suas viagens. O inquérito, que abrangeu 2.000 clientes de agências de viagens e mais de 430 funcionários de balcão, teve como objetivo avaliar a importância da informação sobre o impacto climático durante o processo de venda.


Uma revelação importante do inquérito foi que tanto os clientes como o pessoal das agências de viagens não têm atualmente conhecimentos suficientes sobre o impacto climático das viagens. Apenas 38% dos agentes de viagens e uns meros 17% sobre a pegada de CO2 das viagens se sentiam bem informados. Do mesmo modo, apenas um terço dos clientes acredita que os agentes de viagens estão devidamente informados sobre estas questões. No entanto, existe um forte interesse em aumentar a consciencialização. Mais de 80% dos agentes de viagens têm uma atitude "positiva" ou "muito positiva" em relação à sustentabilidade e à proteção do clima.


As prioridades dos clientes também vieram à tona, com 56% enfatizando questões sociais e 42% concentrando-se em tópicos ambientais. Mais de um em cada três clientes expressou a intenção de minimizar a pegada de carbono das suas viagens. Além disso, os clientes esperam claramente que os agentes de viagens possuam conhecimentos sobre estes assuntos. Aproximadamente 77% expressaram abertura a informações relacionadas com a sustentabilidade por parte dos agentes de viagens, e cerca de metade antecipou que os agentes de viagens abordariam proactivamente estas preocupações.


Os agentes de viagens, por sua vez, mostraram-se dispostos a empenhar-se mais. 52% acreditam que a recomendação de viagens respeitadoras do ambiente pode contribuir para reduzir os problemas ambientais. No entanto, sublinharam a necessidade de informações mais completas sobre questões ambientais relacionadas com os produtos de viagem que oferecem. 73% defendem que estas informações devem ser integradas diretamente nos sistemas de reserva, 64% esperam que os operadores turísticos forneçam mais dados e 63% procuram obter formação através de webinars ou métodos semelhantes.


Friedericke Kuhn, gestora de projeto do NIT, observou: "Os resultados mostram que a maioria das consultas nas agências de viagens se realiza atualmente sem qualquer informação sobre a pegada climática que está a ser abordada. Por outro lado, existe uma grande percentagem de clientes que estão abertos à informação. Ao fornecer informações sobre a proteção do clima, é possível aumentar a qualidade da consulta e obter um comportamento de reserva mais respeitador do clima".


Em resposta a esta exigência de transparência, a indústria de viagens alemã está a trabalhar ativamente num sistema para mostrar as emissões de CO2 associadas às viagens de férias. A iniciativa, conhecida como Klima Link, é um esforço de colaboração liderado pela Associação Alemã da Indústria de Viagens (DRV) e pela iniciativa de viagens sustentáveis Futouris. Com lançamento previsto para 2024, o Klima Link tem como objetivo estabelecer modelos normalizados de cálculo das emissões de CO2 para as viagens aéreas e ferroviárias no primeiro trimestre, seguidos dos dados relativos às emissões de alojamento no segundo trimestre.


O inquérito sublinha a evolução das preferências dos viajantes alemães, o seu desejo de obter informações ambientais e os esforços concertados do sector para responder a estas preocupações de forma significativa.


Fonte: fvw | Travel Talk 17/08/2023

25 Agosto 2023