Projecto Espanhol pretende revolucionar o turismo

Projecto Espanhol pretende revolucionar o turismo

O governo de Espanha anunciou, na Conferência Ministerial da OCDE sobre Economia Digital, que as Ilhas Canárias liderarão um projecto nacional de grande significado para o sector do turismo : Espanha Living Lab. É um projecto que ambiciona revolucionar o principal motor económico do arquipélago através da inteligência artificial.

Estamos a referir um ecossistema de inovação aberta para desenvolver inteligência artificial no turismo, um ciclo virtuoso que permite gerar dados graças a living labs (empresas que experimentam tecnologias disruptivas), compartilhar essa informação (espaços de dados), criar IA (com universidades e especialistas das empresas) integrada em tecnologias turísticas com capacidade comercial global. Isso permitirá a criação do primeiro Centro Tecnológico na Espanha e o primeiro no mundo baseado numa rede de laboratórios de dados.

Para o sector do turismo de Espanha, este projecto significa orientar o sector do turismo para um modelo assente na IA: apostar na competitividade do presente e do futuro. É importante desenvolver a estrutura necessária para que sejam líderes neste campo: dados de comportamento e características dos turistas.

Como explica Edu William, empresário, professor da ULPGC e coordenador e criador deste plano, "estes fundamentos permitirão desenvolver modelos preditivos de melhoria da procura, preço, produto, experiência... sistemas de hiperpersonalização e máxima eficiência, rentabilidade e impacto social. Vamos medir o comportamento dos turistas, o que querem, o que observam, o que dizem... transformando as agências de viagens em centros de experiência e laboratórios. E para isso precisamos de um grande volume de dados de alta qualidade que sejam gerados nas empresas e que se crie valor a partir desses dados»

O projecto inclui sete comunidades autónomas: Ilhas Canárias, Ilhas Baleares, Andaluzia, Aragão, Navarra, Astúrias e Castilla La Mancha. Directamente, serão gerados 100 empregos. O Spain Living Lab será constituído não só pelas acções do Centro Tecnológico, mas também pela actividade das quatro associações turísticas (Ashotel, FEHT, Asofuer e FTL). Com eles, será implantado um espaço de dados real de mais de 300 hotéis que constituirão casos reais de estudo para serem utilizados de imediato e terem impacto no sector.

«Este projecto não é novo, não foi criado especificamente por fundos da Next Generation (RETECH). Este é um projecto que já existia e inicialmente tinha uma abrangência regional. Estivemos a trabalhar em termos regionais há quatro anos. Esses recursos vão agilizar o processo e incluir outras comunidades autónomas”, explica Edu William.

Os fundos chegarão provavelmente no segundo trimestre de 2023 e a execução das acções utilizando este financiamento prolongar-se-á até 2025, embora exista um plano de sustentabilidade financeira para que seja autónomo e posteriormente financiado pela iniciativa privada. É preciso atrair grandes empresas e construir startups poderosas que mantenham e façam crescer o Centro de Tecnologia.

Sobre o futuro do projecto, William garante que “durante o ano de 2023 veremos as primeiras intervenções claras e concisas deste projecto. A implementação dos living labs vai gerar valor acrescentado ao sector, em todas as ilhas. Ele tentará implementar tecnologias facilitadoras, como a realidade virtual. Nesse sentido, o Spain Living Lab vai revolucionar a IA e a realidade virtual com o metaverso para melhorar capacidades ou gerar novos serviços e experiências. Além disso, gere dados que continuem a alimentar e a melhorar a intervenção da IA. Vamos lançar a título permanente a formação aberta  a todas as pessoas, em todos os níveis de trabalho, para que possam entrar no mercado de trabalho da Realidade Virtual e IA”.

 

Fonte: SMARTTRAVEL NEWS, Dezembro 15, 2022

26 Dezembro 2022