Reservas online desiguais nos alugueres de curta duração na Europa

Reservas online desiguais nos alugueres de curta duração na Europa

Novos dados relativos a 2022 mostram que o crescimento das reservas online na Europa desde a pandemia são desigualmente distribuídas. Os dados referem-se a noites de hóspedes em alojamentos de aluguer de curta duração reservados através de plataformas como a Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor.

Tendências do sector

Em países como a Polónia, a França e a Suécia, as zonas rurais registaram taxas de crescimento significativas no que diz respeito aos alugueres de curta duração, enquanto destinos urbanos como Berlim, Praga e Viena ainda estão abaixo dos valores de 2019.

Em 2022, o número total de dormidas na UE aumentou cerca de 7%, de 512 milhões em 2019 para 547 milhões em 2022. No entanto, este crescimento global disfarça resultados muito diferentes a nível regional. Os dados de 2019 estão a ser utilizados como termo de comparação, a fim de estabelecer uma base de referência pré-pandémica.

O Eurostat publicou dados para 2022, a nível regional e municipal, e dados a nível nacional e da UE para o primeiro trimestre de 2023. A Comissão Europeia acordou com quatro plataformas privadas de economia colaborativa a recolha destes dados em março de 2020. Os dados regionais são publicados um trimestre após os dados nacionais, de acordo com o regulamento do acordo.

Zonas rurais em alta

Com base nos dados disponíveis, as taxas de crescimento das regiões da UE com uma importância turística, pelo menos, moderada (ou seja, regiões com mais de 1 milhão de dormidas em 2022) variaram muito, desde uma diminuição de 52% nos alugueres de curta duração em Praga até um aumento de 93% em Franche-Conte. Das dez regiões com as taxas de crescimento mais elevadas, nove são zonas rurais em França, enquanto outras regiões com taxas de crescimento significativas situaram-se na Polónia, Alemanha e a Suécia.

Por outro lado, as regiões com perdas mais significativas em comparação com 2019 foram Praga (-52%), Berlim (-39%), Budapeste (-34%) e Viena (-25%).

Das 20 regiões mais populares da Europa, Espanha e França possuem seis, Itália cinco, Portugal duas e Croácia uma. Com exceção de cidades como Paris e Madrid, todas estas regiões estão situadas na costa mediterrânica ou atlântica, o que significa que são destinos no litoral.

O número de dormidas em alugueres de curta duração na UE durante o primeiro trimestre de 2023 ultrapassou os níveis elevados anteriores para o mesmo período quer em 2020 e 2022. Registaram-se 83,9 milhões de dormidas em alojamentos de curta duração reservadas através de quatro plataformas, um aumento em relação aos 67,3 milhões registados no primeiro trimestre de 2022. A maioria destas dormidas ocorreu em França (22,0 milhões), Espanha (18,2 milhões) e Itália (9,7 milhões).

 

Fonte: Eurostat, Julho 2023

10 Julho 2023