Sector das viagens e turismo da UE regista uma forte recuperação

Sector das viagens e turismo da UE regista uma forte recuperação

O estudo de impacto económico (EIR) de 2023 do Conselho Mundial para as Viagens e o Turismo (WTTC) revela hoje que se prevê que o sector das viagens e do turismo da UE atinja 98% do máximo atingido em 2019. O sector deverá contribuir com 1,44 mil milhões de euros para a actividade económica este ano, aproximando-se do máximo pré-pandémico de 1,47 mil milhões de euros alcançados em 2019.

O WTTC prevê também que o sector criará mais de 687 mil postos de trabalho este ano, recuperando quase 90% dos postos de trabalho perdidos devido à pandemia de COVID 19, alcançando mais de 22,4 milhões de pessoas, com um em cada nove trabalhadores em toda a UE a pertencerem ao sector das viagens e turismo.

Retrospetiva do ano passado

No ano passado, a contribuição do sector das viagens e turismo para o PIB cresceu 40,5%, atingindo mais de 1,37 mil milhões de euros, o que representa 8,7% da economia do espaço comunitário, aproximando-se do máximo de 9,6% do PIB registado em 2019.

No ano passado, o sector também criou mais 2 milhões de empregos em relação ao ano anterior, atingindo 21,8 milhões de empregos - um em cada dez em toda a UE.

De acordo com o estudo anual deste organismo mundial de turismo, o sector já recuperou 3,1 milhões dos 3,6 milhões de postos de trabalho perdidos durante a pandemia.

No ano passado, assistiu-se também ao regresso dos viajantes internacionais à UE, com as despesas dos visitantes estrangeiros a crescer 81% em termos anuais, atingindo quase 385 mil milhões de euros.

As despesas dos visitantes nacionais recuperaram totalmente em 2022, ultrapassando o máximo pré-pandémico de 809 mil milhões de euros, atingindo 814 mil milhões de euros.

Julia Simpson, Presidente e Directora Executiva do WTTC, referiu: "O sector das viagens e turismo na UE está a recuperar fortemente com uma elevada procura por parte dos visitantes. O número de postos de trabalho criados pelo sector das viagens e turismo é de 21,8 milhões, mas até ao final deste ano atingirá quase 22,5 milhões de postos de trabalho, apenas 2% abaixo dos números de 2019.

"As viagens e o turismo são um sector fundamental para o crescimento económico e para a criação de emprego na UE, devido à importância do sector em muitos países, como a Alemanha, a Itália, a Espanha, a França e Portugal. O nosso mais recente relatório sobre o impacto económico das cidades revelou que Paris continua a ser o destino turístico mais popular do mundo".

Como será a próxima década?

Segundo as previsões deste organismo mundial de turismo, o sector aumentará a sua contribuição para o PIB para quase 1,9 mil milhões de euros até 2033, ou seja, mais de 10% da economia da UE, e empregará mais de 26,3 milhões de pessoas em toda a região, com um em cada oito residentes da UE a trabalhar no sector.

 

Fonte: WTTS, Economic Impact, Press Release, June, 26, 2023

30 Junho 2023