TRÊS BOAS PRÁTICAS PARA CAPTAR A PROCURA DE VIAGENS

TRÊS BOAS PRÁTICAS PARA CAPTAR A PROCURA DE VIAGENS

Não há dúvida que o interesse dos consumidores em viajar é elevado - a Google já possui dados que o comprovam.

Através do seu motor de busca, a Google diz que tem havido, no último ano, um aumento de consultas a nível mundial relacionadas com viagens. Por exemplo, as pesquisas por "países mais baratos para visitar" aumentaram 7000% entre 22 de Fevereiro e 22 de Abril deste ano, em comparação com o mesmo período em 2021. Entre 28 de Dezembro de 2021, e 25 de Fevereiro de 2022, as pesquisas por "requisitos de entrada" aumentaram 600%, e as pesquisas para " reservar um voo" aumentaram 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo relatório dos resultados referentes ao segundo trimestre de 2022, apresentado na semana passada pela empresa-mãe Alphabet, o vice-presidente sénior da Google e chefe de negócios Philipp Schindler disse que as buscas de lugares a visitar no Verão subiram no segundo trimestre 2X em todo o mundo, e as buscas de hotéis com ofertas de última hora subiram 50%.

Para a Google esse aumento da actividade de pesquisa traduz-se em receitas que aumentaram 14%, no segundo trimestre, para 40,7 mil milhões de dólares "impulsionadas tanto pelas viagens como pelo retalho", de acordo com o director financeiro da Alphabet Ruth Porat.

Para parceiros, tais como companhias aéreas e hotéis, o aumento da actividade de pesquisa é um sinal positivo, mas que ainda requer estratégia para determinar como converter esse interesse do consumidor em reservas.

"O que aprendemos nos últimos dois anos é que tem sido muito difícil prever onde as viagens vão acontecer, quantas pessoas vão viajar, e que restrições as podem impedir ou potenciar", afirmou Susie Vowinkel, directora administrativa das viagens globais da Google.

"O que estamos realmente a tentar fazer é ajudar os nossos parceiros a serem capazes de captar essa procura sem terem de saber exactamente o que estes precisam de saber e antecipar, mas apenas estar preparados para a captar naturalmente à medida que os clientes retornam a aceder aos sites de viagens e turismo."

Algumas das ferramentas de dados que a Google oferece aos seus parceiros têm contribuído para o sucesso na captura da procura resultante da pandemia, estando a utilizar estratégias com três características comuns:

- tirar partido dos dados existentes para saberem mais sobre os consumidores.

- utilizar dados de primeira mão, de uma forma segura em termos de privacidade, para fazer campanhas de marketing inteligentes.

- fazer ajustes às suas estratégias de marketing muito rapidamente.

Olhando para o futuro, a Google continuará a desenvolver ferramentas ligadas às viagens (*), tanto para ajudar os parceiros como para ajudar os consumidores a tomar decisões de viajar. Uma actualização que acaba de ser lançada é a "Coisas a Fazer", o sistema está integrado com o Google Maps, para que os consumidores possam comparar e aceder a ligações (links) de reserva para passeios, actividades e atracções directamente na aplicação Maps (actualmente apenas disponível para utilizadores do iOS).

A Google está também muito interessada no segmento das viagens de negócios e lançará ainda este ano uma pesquisa personalizada sobre tendências globais.

 

(*) A CTP periodicamente utiliza uma das ferramentas da Google para analisar a procura na internet sobre o destino turístico Portugal

 

Fonte: PhocusWire (2 Agosto de 2022)

03 Agosto 2022