Turismo de baixo custo enfrenta uma mudança de paradigma

Turismo de baixo custo enfrenta uma mudança de paradigma

Quando se fala de inflação, está-se a referir aos aumentos de preços. Na Europa, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) desceu para 5,5% em junho, em termos anuais, significativamente abaixo do seu valor máximo de 10,6% em Novembro do ano passado. Apesar de ser o ponto mais baixo desde janeiro de 2022, teve um enorme impacto na indústria do turismo devido aos aumentos substanciais de preços que os viajantes enfrentaram nos últimos meses.

De acordo com o relatório EMEA Summer Travel 2023 (*), os viajantes têm agora de suportar mais despesas. Em Abril de 2023, as tarifas aéreas aumentaram 10% em comparação com o mesmo mês de 2019. Os preços do alojamento aumentaram 15%, enquanto os preços do aluguer de automóveis subiram 54%.

As transportadoras de baixo custo deixaram de fazer promoções agressivas de preços e já temos dados que mostram que os preços das passagens aéreas são 37% mais elevados do que há um ano. Este facto teve um grande impacto nas decisões de alguns viajantes e nas opções que têm à sua disposição.

Embora as previsões apontem para que muitos mercados ultrapassem os níveis anteriores à pandemia, viajar tornou-se um luxo para muitas famílias. Consequentemente, o modelo convencional de turismo de baixo custo é menos viável.

Como solução, as famílias estão a optar por meios de transporte mais económicos, como o comboio, seleccionando destinos mais próximos e menos concorridos, ou viajando em períodos de menor afluência. Embora uma parte da população continue a exigir o turismo de baixo custo, é provável que este continue a evoluir.

 

(*) Relatório EMEA Summer Travel 2023, ( é um projeto de investigação da Google que visa identificar potenciais tendências de viagem para o Verão de 2023 nas regiões da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). A investigação inclui o estudo de dados como destinos de viagem, preços de voos e alojamentos para compreender melhor as preferências dos consumidores. Também analisa as influências culturais e sociais, bem como quaisquer políticas ou restrições governamentais, que possam influenciar as decisões de viajar)

 

Fonte: EMEA Travel 2023 report, July

20 Julho 2023