Turismo e o novo sistema de entrada nas fronteiras da UE, previsto para 2024

Turismo e o novo sistema de entrada nas fronteiras da UE, previsto para 2024

A partir de Janeiro de 2024, os viajantes de mais de 60 países, que actualmente podem viajar no espaço Schengen da UE sem visto, terão de pedir uma autorização de viagem ao Sistema de Informação e Autorização de Viagem da UE (ETIAS) antes de viajar.

Entre estes países contam-se cujos titulares de passaportes não solicitam habitualmente autorização para viajar para muitos países, incluindo o Canadá, Israel, Japão, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

Apesar dos requisitos serem relativamente simples, e de se esperar que as autorizações sejam rápidas, quem não tiver a autorização necessária do ETIAS corre o risco de não poder embarcar nos voos ou de ser recusado nas fronteiras da UE.

Segundo os especialistas do sector das viagens e turismo, sobre a forma como este deve preparar-se para evitar que os clientes fiquem desapontados, deve-se incluir alertas sobre os requisitos na tecnologia utilizada para as reservas, quer se trate das normas existentes ou de novas normas como o ETIAS. Da mesma forma recomendam, a formação do pessoal e instruções claras seriam úteis para garantir processos e respostas coerentes. Em todo o mundo, qualquer pessoa que reserve férias através de uma agência de viagens ou de um operador turístico espera receber orientações sobre os requisitos de entrada e de vistos.

Fonte: Smart Travel News. July 2023

27 Julho 2023