Turismo Europeu: Tendências e Perspetivas

Relatório Trimestral Q2/2025
Sumário Executivo
-
As chegadas de turistas internacionais à Europa aumentaram 3,3% em 2024, com base nos dados mais recentes da plataforma TourMIS. Este aumento reflete em grande parte o período de janeiro a maio, embora as datas variem por destino.
-
No entanto, o número de dormidas na região diminuiu 0,7% comparativamente ao mesmo período do ano passado.
-
Os resultados recentes não indicam necessariamente um enfraquecimento do impulso rumo aos meses de verão, mas antes refletem a mudança da Páscoa de março para abril este ano, bem como alterações noutros feriados escolares em toda a Europa.
-
O impacto foi evidente em vários destinos que tipicamente registam uma maior proporção de chegadas durante março e abril, incluindo a Alemanha e os Países Baixos.
-
A procura de viagens europeias manteve-se forte para destinos de sol e praia, beneficiando destinos como Espanha e Portugal, possivelmente porque mais turistas tentam evitar as temperaturas máximas de julho-agosto.
-
O desempenho turístico foi adversamente afetado por várias perturbações, incluindo ações industriais em grandes aeroportos alemães em março e várias greves relacionadas com o tráfego aéreo na Grécia e Itália durante abril.
-
A procura rumo ao verão enfrenta vários desafios, incluindo preços elevados para serviços relacionados com o turismo e incerteza decorrente de mudanças na política comercial dos EUA.
-
A investigação mais recente da ETC indica um ligeiro aumento nas intenções de viagem intra-regional durante os próximos seis meses, mas uma diminuição marginal de turistas de longa distância comparativamente ao verão de 2024.
Fonte: European Travel Commission (ETC)
Relatório completo: European Tourism: Trends & Prospects Q2/2025
08 Agosto 2025