Viagens e Turismo: contributo para o PIB Mundial caiu 49,1% em 2020

Viagens e Turismo: contributo para o PIB Mundial caiu 49,1% em 2020

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo ( WTTC ) revelou ontem que o sector global das viagens e turismo sofreu uma perda em 2020 de quase 4,5 milhões de biliões (triliões) de dólares, devido ao impacto da COVID-19 

Quando em 2019 as Viagens e Turismo representavam 10,4% do PIB mundial, o turismo passou agora para metade, 5,5%. São números que reflectem “a magnitude da tragédia que o sector teve que suportar nos últimos doze meses” referiu a presidente do WTTC, Gloria Guevara.

Em 2019, as Viagens e Turismo geravam 1 em cada 4 postos de trabalho criados a nível global contribuindo com 334 milhões de postos de trabalho (10,6% do total mundial).

No entanto, esta organização alerta que a “ameaça persiste”, já que muitos dos empregos são actualmente sustentados por planos de manutenção de empregos por parte dos Estados, mas que podem vir a ser insuficientes se não houver uma retoma do sector.

O relatório publicado revela ainda uma queda “brutal” nos gastos com viagens internacionais, que caíram 69,4% em relação a 2019. Os gastos com viagens nacionais caíram 45%, uma pequena queda devido à manutenção de viagens internas em vários países.

O WTTC observa que estas "grandes perdas registradas durante 2020 representam o primeiro quadro completo de um sector que continua a lutar para sobreviver face à continuação das restrições às viagens e às quarentenas obrigatórias, que continuam a ameaçar a recuperação urgente da economia mundial."

Embora 2020 e o Inverno de 2021 tenham sido desastrosos para as Viagens e Turismo, com milhões de viajantes bloqueados em todo o mundo, a pesquisa do WTTC estima que, se a mobilidade e as viagens internacionais forem retomadas em Junho deste ano, poderão contribuir significativamente para o PIB a nível global e nacional.

De acordo com a análise apresentada, a contribuição do sector para o PIB mundial pode aumentar este ano para 48,5% em relação ao ano passado. O relatório também mostra que a contribuição do turismo para o PIB pode atingir quase os mesmos níveis de 2019 em 2022, com um novo aumento anual estimado de 25,3%.

O WTTC também prevê que, se o plano global de vacinação for mantido e as restrições às viagens forem diminuídas um pouco antes Verão, os 62 milhões de empregos perdidos em 2020 poderão ser retomados até 2022.

Para isso, a organização defende veementemente a retoma de viagens internacionais seguras a partir de Junho deste ano, recomendando entre outras medidas, a adopção de regime universal de testes PCR para todos os viajantes não vacinados para eliminar as quarentenas. A este respeito, aplaudiu a adopção pela União Europeia do chamado Passaporte COVID, porque vai ajudar a impulsionar a recuperação das viagens e do turismo.

 

Consulte a infografia fazendo download do documento abaixo.

26 Março 2021