A gestão e controlo dos passageiros no aeroporto e as limitações ao tráfego aéreo

A gestão e controlo dos passageiros no aeroporto e as limitações ao tráfego aéreo

O mundo está a recuperar da pandemia e prevê-se que cerca de 4,4 mil milhões de pessoas viajem de avião em 2023. As viagens internacionais aumentaram significativamente desde abril de 2020 e estão agora a cerca de 84% dos níveis de 2019. Como se prevê que o número de passageiros aéreos duplique até 2040, há uma atenção renovada às infra-estruturas de aviação existentes nos aeroportos. Durante o Verão de 2022, registaram-se problemas de congestionamento em locais críticos da rede de transportes aéreos, como Heathrow, em Londres, e Schiphol, em Amesterdão. Esta situação resultou na imposição de restrições de tráfego nestes aeroportos.

Limitações de capacidade
Prevê-se que a maioria dos 100 principais aeroportos enfrentará limitações de capacidade até 2030. Dada a necessidade de mais aeroportos novos, especialmente nas grandes cidades, a melhor opção do sector para satisfazer a procura é melhorar a simplificação das operações de transporte de passageiros nos aeroportos existentes.

A automatização é fundamental
Automatizar os processos manuais e deslocá-los para fora do aeroporto é crucial para o sucesso desta iniciativa. De acordo com Alan Murray Hayden, Diretor de Operações e Aplicações de Conformidade da IATA para as Companhias Aéreas, Aeroportos e Segurança, os passageiros devem ser rastreados para identificação, controle de acesso e verificação da documentação de viagem. No entanto, muitos destes procedimentos podem ser realizados fora do aeroporto utilizando o Timatic e as viagens sem contacto, que fazem parte da iniciativa One ID da IATA. O Timatic é essencial para acelerar o tempo de processamento dos passageiros e aumentar a produtividade, uma vez que está integrado em quase todos os sistemas de controlo de partidas das companhias aéreas como parte do processo de check-in.

Actualização do Timatic
O Timatic é uma plataforma que as companhias aéreas utilizam para verificar se um passageiro é elegível para voar. Antes da pandemia, o Timatic examinava anualmente mais de 700 milhões de passageiros para confirmar os dados do passaporte, os requisitos de visto e outros documentos relacionados com a viagem. Geralmente, cerca de 85% dos passageiros são aprovados para viajar, enquanto os restantes 15% são excluídos devido a vários problemas. O processo ocorre quase imediatamente, desde a chegada dos últimos documentos exigidos pelos governos até aos resultados do rastreio dos passageiros.

A IATA anunciou o lançamento de uma versão actualizada do Timatic AutoCheck, que entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2024. Prevê-se que a migração para esta plataforma esteja concluída até 31 de Dezembro de 2024. A nova versão promete uma melhor experiência para os passageiros, operações mais eficientes e custos reduzidos. Ainda de acordo com o Diretor de Operações da IATA, "os passageiros receberão informações em linguagem clara e coloquial quando tiverem problemas. Podem também carregar os dados necessários para um processo automatizado. Isto irá libertar o pessoal do check-in para prestar mais serviços de valor acrescentado e reduzir os erros devidos à pressão do tempo".

Fonte: IATA, "Automation the key to easing airport congestion", July, 2023

28 Julho 2023