Muitos viajantes de negócios não têm as mesmas oportunidades de viajar

Muitos viajantes de negócios não têm as mesmas oportunidades de viajar

O quinto estudo anual SAP Concur Global Business Travel Survey destaca como os viajantes de negócios, em todo o mundo, estão ansiosos por voltar a viajar em trabalho, mas muitos sentem que não existem oportunidades iguais para o fazer. O inquérito perguntou a 3850 viajantes de negócios em vinte e cinco países diferentes quais as suas maiores preocupações, receios e se estão ou não preparados para viajar em trabalho.

Os viajantes em negócios não têm oportunidades iguais para viajar

A grande maioria dos viajantes (94%) está disposta a viajar em trabalho no próximo ano, mas quase dois terços dos inquiridos (62%) afirmaram não terem tido oportunidades iguais para o fazer. Para os viajantes de negócios dos EUA, esse número é ainda maior, com 72%. Cerca de 77% dos trabalhadores em teletrabalho também concordam que o formato do seu emprego impede a sua oportunidade de viajar em trabalho. Destes, 16% afirmaram que isso se deve ao facto de serem pais ou tutores e 19% afirmaram que o mais provável é recusarem uma oportunidade de viagem devido à assistência aos filhos. Todos os que acreditam ter sido preteridos em oportunidades de viagem atribuíram essa desigualdade principalmente à sua idade, sotaque, sexo, aparência física ou raça ( todos com mais de 20%).  Os trabalhadores em teletrabalho parecem ter o problema oposto: 50% de todos estes trabalhadores dizem que estão a viajar mais do que gostariam. Em comparação, apenas 37% dos trabalhadores híbridos e 29% dos trabalhadores no escritório concordam que estão a viajar mais do que gostariam.

A saúde e a segurança continuam a ser as maiores preocupações nas viagens

Os viajantes em negócios concordam (44%) que a saúde e a segurança são a maior ameaça às viagens de negócios. Outras respostas foram menos frequentes, mas continuam a ser a principal preocupação de um grande número de viajantes, incluindo conflitos internacionais ou locais (34%), inflação (34%), cortes orçamentais ou congelamento de viagens (31%) e teletrabalho ou reuniões virtuais (28%). Mais de metade dos viajantes em negócios que se deslocaram no ano passado tiveram de mudar de alojamento por se sentirem inseguros (53%). Nos Estados Unidos, este número é de 70%. Os maiores grupos que estão a passar por esta situação são a Geração Z e os Millennials (64% e 61%, respetivamente), bem como os membros da comunidade LGBTQ+ (82%).

Todos estes grupos relataram assédio, linguagem depreciativa, terem sido ignorados nos seus alojamentos e outros problemas graves durante a viagem. Os membros da comunidade LGBTQ+ enfrentam desafios distintos quando viajam em trabalho. Quarenta e cinco por cento rejeitariam uma oportunidade de viajar devido a receios relacionados com a viagem para determinados destinos, enquanto 90% referiram ter escondido a sua identidade sexual quando viajaram em trabalho, sobretudo por motivos de segurança e privacidade ou devido a leis anti-LGBTQ existentes em algumas regiões. A segurança e a saúde são as duas principais preocupações que levam os viajantes a recusar as suas oportunidades de viagem por motivos profissionais.

A inflação está a mudar as viagens de negócios

Por outro lado, os viajantes em negócios notaram cortes orçamentais (40%), redução das viagens nocturnas (32%), alojamentos de menor qualidade (31%) e um esforço para encontrar tarifas mais baixas (31%). Estas percentagens são mais elevadas para os viajantes empresariais dos EUA. A preocupação em poupar dinheiro pode estar a colocar os viajantes empresariais em risco, uma vez que muitos relataram sentir-se inseguros e terem mudado o alojamento escolhido durante a viagem. As empresas devem ter em mente as necessidades dos seus viajantes, tendo em conta as oportunidades de viagens de lazer, as suas preferências de viagem, a procura de alojamentos sustentáveis entre outros factores.

Viagens por motivos profissionais: Um desafio para todos

Neste momento, as viagens empresariais parecem ser um desafio para todos, desde as empresas que lutam para incentivar as viagens profissionais durante a inflação até aos viajantes preocupados com a sua segurança pessoal e com a igualdade de oportunidades para viajar.

 

Fonte: SAP Concur Global Business Travel Survey, 2023

16 Junho 2023