O WTTC destaca o papel das mulheres no crescimento do ramo das viagens e do turismo

O WTTC destaca o papel das mulheres no crescimento do ramo das viagens e do turismo

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) reiterou o papel fundamental do envolvimento das mulheres no ramo das Viagens e Turismo para impulsionar o crescimento e garantir a resiliência. Falando na Conferência Global Women Deliver em Kigali, Ruanda, Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, sublinhou a importância de promover a participação das mulheres no ramo, ao mesmo tempo que aborda os desafios para o sucesso no mundo dos negócios.
A conferência serviu de plataforma para enfrentar os obstáculos que as mulheres enfrentam nas viagens e no turismo e explorar estratégias para os ultrapassar, com o objetivo de inspirar a mudança e promover a igualdade de oportunidades no sector. Os painéis de discussão revelaram os desafios em vários aspetos, incluindo barreiras à entrada, obstáculos operacionais e limitações do ecossistema.


Um dos pontos principais do evento foi o papel crucial na capacitação das jovens mulheres e raparigas nas empresas. Os programas de tutoria, que oferecem redes, oportunidades e recursos, são considerados essenciais para libertar o seu potencial de transformação económica.
Simpson enfatizou que colocar as mulheres na vanguarda das Viagens e Turismo é essencial para um futuro próspero, especialmente considerando que mais da metade da força de trabalho do ramo é composta por mulheres.


O impacto desproporcionado da pandemia nas mulheres, refletido na perda da maioria dos postos de trabalho femininos no sector das viagens e do turismo, realçou as disparidades existentes. O WTTC instou os sectores público e privado a promoverem a participação das mulheres. Defendeu a adoção de políticas governamentais que promovam a presença das mulheres nos quadros superiores.


O WTTC reafirmou a sua dedicação à defesa da igualdade de género, colaborando estreitamente com os membros, os governos e os parceiros do sector para criar um ambiente em que as mulheres possam destacar-se, liderar e moldar o futuro do sector das viagens e do turismo. Com as mulheres a constituírem cerca de 54% da força de trabalho do sector, a promoção de um ambiente inclusivo e igualitário continua a ser fundamental.


Fonte: “Women's Participation in Travel & Tourism Critical to Growth of Global Sector” WTTO Press Release

08 Agosto 2023